Jiu-Jitsu Frases
Golpes usados no jiu-jitsu
Projeção ou Queda
Negligenciada por muitos lutadores de Jiu Jitsu, as Projeções, também chamadas de Quedas, , são de extrema importância para formar um lutador completo.
As quedas são golpes utilizados para projetar o adversário ao chão, seja de lado ou de costas.
O Jiu Jitsu competitivo a luta começa em pé, e o lutador que conseguir, a partir de uma técnica, projetar o adversário ao solo, e depois mantê-lo nesta posição por 3 segundos, ganha 2 pontos.
As Quedas utilizadas no Jiu Jitsu são em sua maioria as mesmas utilizadas no Judo.
Segue alguns exemplos:
Ippon Seoi Nage
O Ippon Seoi Nage (Ippon = Único, Seoi = ombro ,Nage = arremessar), é uma técnica de projeção, onde quem executa faz pegada no kimono do adversário, provoca o desequilíbrio, prepara o golpe fazendo a movimentação do corpo e executa projetando o adversário sobre o seu próprio ombro.
Morote Gari / Baiana / Double Leg
Embora sejam 3 técnicas de quedas com nomes distintos, possuem o mesmo princípio, que é o domínio sobre as duas pernas do adversário, projetando ao chão.
Uchi Mata
Desenvolvido por Jigoro Kano, o Uchi Mata é uma técnica de projeção do Judo, muito bem adaptada ao Jiu Jitsu. Neste golpe a intenção é desequilibrar o oponente para a frente, pegando na parte superior das costas ou na gola com uma mão, e no braço com a outra. Com as pegadas feitas de forma firme, o lutador faz o giro do corpo, encaixando uma das pernas entre as pernas do adversário, levantando-a e puxando o oponente com os braços sobre o seu próprio quadril. É considerado um dos golpes mais plásticos e eficientes tanto do Jiu Jitsu, quanto do judô.
Finalização
O Jiu Jitsu por essência, é uma arte marcial de defesa pessoal, e em se tratando de defesa pessoal, você não vai querer fazer pontos em quem estiver querendo te agredir. Por tanto, o objetivo principal do Jiu Jitsu, é a finalização.
A finalização acontece quando um dos atletas força o adversário a desistir do combate, aplicando uma técnica de finalização.
As técnicas do finalização são divididas em dois grandes grupos, as CHAVES, que são posições que forçam as articulações do corpo, e os ESTRANGULAMENTOS que são técnicas aplicadas no pescoço que visam obstruir a passagem do sangue ou do ar, fazendo com que o adversário seja obrigado a desistir do combate.
As posições de finalização são inúmeras e podem acontecer de diversas maneiras no Jiu Jitsu
Mata-leão
O Mata-leão é um estrangulamento muito utilizado no Jiu Jitsu e também utilizado no Judo onde seu nome original é Hadaka Jime. Trata-se de um estrangulamento pelas costas, onde se passa um dos braços por baixo do queixo do oponente segurando no bíceps do outro braço
Chave de Braço / Armlock
O Armlock na minha opinião trata-se da finalização mais clássica do Jiu Jitsu. No Armlock, é necessário colocar o braço do oponente entre as duas duas pernas, segurar no pulso e levantar o quadril, de modo que exerça pressão sobre o cotovelo do oponente
Lembrando pessoal ,essas são apenas algumas posições utilizadas no jiu-jitsu!
Oss..!!
História do jiu-jitsu
O jiu-jitsu é uma arte marcial que foi desenvolvida no Japão. O principal objetivo é imobilizar o seu adversário através de golpes nas articulações, principalmente braço e tornozelo, e nos estrangulamentos.
Uma das principais características do jiu jitsu é utilizar a força e o peso do seu próprio adversário contra ele mesmo. Isso possibilita que um combatente bem menor que o seu oponente possa vencê-lo.
Técnicas do Jiu jitsu
O jiu-jitsu também é uma luta que se utiliza de muitas técnicas no chão, ou seja, o combate é na maioria disputado com os oponentes em contato permanente com o tatame. A luta pode ser decida com uma imobilização com os lutadores deitados.
Jiu jitsu no Japão
O jiu jitsu chegou a ser tão importante para o governo japonês que foi proibido, com um decreto imperial, de ser ensinado fora do país ou para não descendentes. E quem descumprisse essa lei era severamente penalizado.
Até o surgimento do Judô, o jiu-jitsu foi a arte marcial mais praticada no Japão. Assim como todas as outras, sofreu com a Era Meiji, em que popularizou no país as armas de fogo em detrimento das lutas.
O jiu-jitsu começou a perder espaço para judô quando a polícia de Tóquio organizou uma disputa entre as maiores escolas das duas artes marciais para saber qual seria ensinada para os oficiais. O judô venceu com uma larga vantagem.
Escolas de Jiu jitsu
As 10 principais escolas de jiu-jitsu japonesa são: Araki-ryu, Daito-ryu aiki-jujutsu, Hontai Yoshin-ryu, Sekiguchi Shinshin-ryu, Sosuishitsu-ryu, Takenouchi-ryu, Tatsumi-ryu, Tenjin Shinyo-ryu, Yagyu Shingan Ryu e Yoshin Ryu.
Jiu jitsu no Brasil
No Brasil, o jiu-jitsu chegou em 1917 através de Mitsuyo Maeda. O mestre ensinou os conceitos da luta para Carlos Gracie, membro da família de lutadores que difundiu o esporte por todos os cantos do país.
O esporte praticado aqui no Brasil é muito diferente do que o original criado no Japão. Os brasileiros aprimoraram o combate no chão, e o nosso estilo ficou bem mais baseado na técnica do que na força.
As graduações no jiu-jitsu seguem o seguinte padrão de faixas: Branca, Amarela , Laranja, Verde, Azul, Roxa, Marrom e Preta. Os Dans são da cor preta até a 5ª graduação, passa a ser vermelha e preta nas três próximas e fica toda vermelha nas duas últimas.
Guarda
Fazer guarda é algo básico de qualquer arte marcial e que todo lutador tem que aprender a fazer, seja ele lutador de boxe, karatê, Muay thai, Jiu Jitsu.
Fazer guarda, por princípio é fazer uma defesa, da mesma forma que os "Guardas e as Tropas" protegem um castelo de algum ataque inimigo, você tem que se proteger dos ataques do seu oponente, fazendo guarda.
Cada arte marcial, possui uma maneira diferente de fazer guarda, no Jiu Jitsu a guarda é feita por que está por baixo, utilizando as pernas, e fazendo pegadas.
No Jiu Jitsu temos diversas formas de fazer guarda, das mais simples às mais complexas
Raspagem
A raspagem acontece quando o atleta que está fazendo guarda (guarda fechada ou aberta), desequilibra o atleta que está por cima, derrubando-o e invertendo a posição. Se o atleta que está por baixo não estiver prendendo o adversário com as pernas, e mesmo assim o atleta conseguir inverter a posição, esta não é considerada raspagem.
Para o atleta que conseguir a raspagem no Jiu Jitsu competitivo, são atribuídos 2 pontos.
Passagem de guarda
Passagem de guarda no Jiu Jitsu, ocorre quando o adversário que está por cima, consegue transpor as pernas do atleta que está por baixo, se colocando ao seu lado, e sustentando a posição por no mínimo 3 segundos. No Jiu Jitsu competitivo, o atleta que conseguir executar este movimento com perfeição recebe 3 pontos.
Para passar a guarda de um oponente, você tem que estar preparado e conhecer os mais diversos tipos de guarda
Pegada pelas costas
Pegar as costas é o que eu procuro fazer sempre que inicio uma luta. É uma posição onde você tem amplo domínio sobre seu adversário, corre o mínimo de perigo de levar pontos ou ser finalizado, está muito próximo da finalização e ainda por cima ganha 4 pontos.
A pegada de costas ocorre quando um dos atletas, se coloca nas costas do adversário, dominando, e apoiando os calcanhares nas coxas do adversário. Para ganhar os 4 pontos da pegada pelas costas, é obrigatório estar com os dois calcanhares (nesta posição chamados de ganhos), pressionando a parte interna das coxas do adversário
Existem algumas particularidades nesta posição que não valem pontos no Jiu Jitsu competitivo, por exemplo:
- Cruzar os dois pés;
- As pernas estarem por cima dos dois braços.
Joelho na barriga
O Joelho na barriga, acontece quando o atleta que está por cima, coloca o joelho na barriga do atleta que está por baixo, mantendo o outro pé no chão, dominando completamente o adversário. O joelho na barriga no Jiu Jitsu competitivo, demonstra superioridade na posição e é contemplado com 2 pontos.
Montada
A montada é uma posição clássica do Jiu Jitsu, e acontece quando um dos atletas literalmente monta sobre o adversário, deixando os joelhos e os pés no chão, podendo o adversário estar de frente, de lado ou de costas. No Jiu Jitsu competitivo, a montada pode acontecer sobre até um dos braços do adversário, mas não irá valer para pontuação se a montada estiver por cima dos dois braços. Esta posição, tal qual a pegada pelas costas, é de extremo domínio, e quem consegue chegar até ela, e sustentar por 3 segundos, recebe 4 pontos.
Triângulo
O Triângulo é uma posição extremamente eficiente, e trata-se de estrangular o oponente utilizando as pernas, com o auxilio de um dos braços do adversário, ou seja, entre as pernas devem ficar o pescoço e um dos braços, o pé da perna que está envolvendo o pescoço deve ser colocado atrás do joelho da outra perna, exercendo pressão
Kimura
A Kimura é uma chave que quando aplicada faz pressão sobre o ombro do adversário. Ela pode ser aplicada da guarda fechada, da meia guarda e principalmente quando se esta de guarda passada na posição de 100 quilos. A Kimura é um golpe extremamente perigoso, e na maioria das vezes é "pego" com um bote rápido, não dando muitas opções de defesa